29 de março de 2012

Páscoa


Prece Inicial
 
Objetivo desta aula é  levar a criança a conhecer e compreender o aspecto histórico; e qual a visão que se deva ter em verdade do que as religiões cristãs chamam de Páscoa

Questionar o por que eles ganham ovos de chocolate? Alguém sabem o que é Páscoa? O que significa a Páscoa? Vamos hoje ver a história do Carlinhos, que era um menino muito legal, mas vivia penando só em ganhar ovos de chocolates.
 
Contar a estória ou passar o VÍDEO
 
Estória de Páscoa
 Carlinhos chegou à escola todo feliz:
- Oba! Na próxima semana é o Domingo de Páscoa: que bom, vou ganhar muitos ovos de chocolate !
- Você sabe o que é Páscoa, Carlinhos? - perguntou-lhe a professora.
- Bem - disse ele - acho que é o dia em que nós ganhamos ovos de chocolate do coelhinho da Páscoa, não é?
- Não, Carlinhos, não é isso não. Vamos ver se nós aprendemos hoje o que é a Páscoa.
"Há muito tempo, quando só se conheciam as civilizações antigas, os judeus comemoravam a entrada da primavera, pois era uma época em que os campos se enchiam de flores, o pasto ficava verdinho, anunciando que em breve se poderia fazer a colheita dos frutos, cereais, que iriam garantir o alimento para toda população. Nessa época também os rebanhos aumentavam. Nasciam muitos carneiros, ovelhas e outros animais; por isso os pastores comemoravam com muito amor a chegada da primavera e eles davam a esta festa o nome de Páscoa".
Muito mais tarde, na época de Jesus, ela teve outro significado para o mundo cristão.
Nós sabemos que Cristo, que veio pregar o amor entre as pessoas, não foi compreendido pela maior parte da população e pelos reis da época, motivo pelo qual foi crucificado. Ora, essa crucificação aconteceu na época da Páscoa. Depois de ficar crucificado por três dias, quando foi retirado da cruz, Jesus foi enterrado em um local bem seguro, com uma pedra fechando a entrada deste local, para que o corpo não fosse retirado de lá, durante à noite, por seus amigos. Guardas tomavam conta do lugar, viram à noite que a terra estremeceu e de dentro do lugar onde estava a pedra, Jesus apareceu, conforme havia prometido, que ressurgiria dos mortos, ao 3º dia, provando assim que a vida que Deus nos dá é eterna.
Quando souberam, todos os seus amigos ficaram muito felizes, e como era época das festas de Páscoa (ou festa da primavera) deram a esse fato o nome de Páscoa da Ressurreição, que é comemorada todos os anos pelos cristãos por algumas religiões.
- Tudo bem professora. Mas o que o coelho e os ovos têm a ver com tudo isso?
- Vou tentar explicar, Carlinhos. Como você sabe, o ovo é o símbolo da vida. É através dele que todos os animais nascem e se reproduzem. Você já viu quando a galinha choca como nascem os pintinhos que mais tarde serão galos e galinhas também. Com este símbolo temos a representação da Vida Eterna, que foi como Jesus sempre pregou.
- Mas estes ovos que a senhora falou não são de chocolate.
- Certo! Você tem toda razão. Acontece que antigamente para comemorar a Páscoa, as pessoas presenteavam ovos verdadeiros de aves cuja casca era pintada com muito carinho para servir de enfeite e lembrança para a pessoa a quem eram ofertados; porém, esses ovos tinham a desvantagem de se quebrarem e se estragarem com facilidade.
Com a vinda da era moderna, os homens resolveram comercializar a idéia e assim produziram ovos de Páscoa de chocolate, de açúcar, porcelana, alumínio e outros materiais que serviram para conservar a idéia do ovo, com facilidade e vantagem para comemorar a Páscoa da Ressurreição.
- E o coelho?
- Bem, o coelho é o animal que representa o divulgador da notícia da ressurreição do Cristo por ser um animal esperto, rápido e que nos traz sempre a idéia de alegria e felicidade. Assim sendo, juntaram-se as duas figura Coelho + Ovo de chocolate e crianças ficaram felizes no dia da Páscoa, muitas vezes sem saber o significado desse dia.
- Tem razão professora - disse Carlinhos - eu mesmo não sabia nada disso e achava que o Domingo de Páscoa era o dia em que o coelhinho vinha trazer ovos para a gente. Agora sei da história, já não vou me importar, se não receber nenhum ovo. Chocolates, posso comer qualquer dia, mas a lição da Ressurreição de Jesus é um motivo que devo guardar em meu coração e ficar muito feliz por ter acontecido. Espero que no próximo Domingo de Páscoa eu possa comemorar o amor que Jesus nos ensinou com todas as pessoas que conheço.
- Muito bem Carlinhos, porém lembre-se que essa lição é para todos os dias de nossas vidas. Nós devemos amar sempre aos nossos semelhantes. Nos dias de festa, nos dias comuns, nos dias alegres e até nos dias tristes, porque quando respeitamos e amamos as pessoas, nós somos felizes e isso é o que Jesus deseja para todos: "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo" .
(texto enviado por Eulaide) (fonte: http://www.cvdee.org.br/ev_historiatexto.asp?id=004)

 Obs.:
1) Lembrar que se deixou o termo ressurreição, sem explicar a questão toda que envolve as explicações doutrinárias pela faixa etária das crianças.; 
2) Não esquecer de informar às crianças que a Doutrina Espírita tem a data como importante pelo ensinamento e aprendizado que Jesus viveu e nos deixou, mas que a Doutrina Espírita não tem comemoração de datas.

ATIVIDADE




sugestão 01: desenho livre
sugestão 02: pintar casca de ovos
sugestão 03: montar cartazes explicativos do real significado da Páscoa


 *******************************
AULA 

Prece inicial

Montamos esta aula com a Mocidade. Eles confeccionaram os fantoches com  caixas de leite e apresentaram na aula de Páscoa da Evangelização Infantil. 
Segue abaixo o texto com as falas.

Assista o Video e veja como ficou.





A LICÃO DA FLORESTA

ELEFANTE - A Floresta Azul é um lugar muito bonito. Há muitas árvores, grandes e pequenas, flores coloridas por todos os lugares. Lá moram muitos animais mas, ultimamente, quase não se vê ninguém brincando na Floresta ou passeando no lago.
Leão, Rei da Floresta, um dia saiu para visitar alguns amigos.
LEÃO – Nossa! O esta acontecendo aqui? A floresta esta vazia, cadê toda bicharada? Vou procurar o Tigre (nome do Tigre) e saber já já o que esta acontecendo.
LEÃO - Olá Tigre Cadê a bicharada da floresta?
TIGRE -  Estão todos ocupados, preparando chocolates e ovos para a Páscoa.



ELEFANTE - O Rei não entendeu, afinal, para ele a Páscoa não era feita apenas de chocolate, mas de união e alegria.
Ele resolveu, fazer uma reunião e chamou todos os animais da Floresta. Vieram todos, o Elefante, Seu Jacaré o Macaco e a D. Girafa.
LEÃO - Meus caros amigos, acho que estamos esquecendo do verdadeiro significado da Páscoa. Alguém sabe o que comemoramos nesta data?


MACACO - Comemoramos o coelhinho com chocolates, “disse o Macaco rindo”. Mas logo parou, porque Dona Elefanta olhou séria para ele



SAPO – Páscoa significa PASSAGEM - TRANSFORMAÇÃO
GIRAFA - Lembramos o aparecimento de Jesus, em espírito, provando que o espírito continua vivo após a morte do corpo físico.



JACARÉ - É verdade!. Já havia me esquecido, podemos até trocas presentes, mas isso não deve ser o mais importante.



TIGRE - O que realmente importa é ter atitudes de amor, amizade e paz para com todos - completou a Ministra Coruja.
ELEFANTE  - Todos entenderam que estavam preocupados demais com a festa, com os chocolates e que acabaram esquecendo de conviver com os outros animais e praticar as boas atitudes ensinadas por Jesus.
         


 
Naquele ano, a Páscoa na Floresta Azul foi um momento muito especial, sem presentes, mas com muita alegria e amor entre os animais. 

Jesus, no plano espiritual, que tudo observava, ficou contente porque eles entenderam o significado da Páscoa.

************* 





Fizemos uma segunda apresentação em um outro Centro Espírita, desta vez montamos um painel onde os personagens saiam de dentro do painel.


Reparem que tem cortes no painel em forma de U, local este onde entravam os fantoches.
Vejam o entusiasmo das crianças, elas queriam brincar com os fantoches.
 * sugestão para quem for montar o painel, fazer A FLORESTA um pouco mais alta, ou seja, que a copa da árvore fique mais ou menos que ano meio do painel, como nossa floresta foi feita com retalhos e EVA, fizemos tudo em escala menor, logo os fantoches ficaram baixos, ou seja, quem estava no fundo da sala nao conseguiu ver os fantoches mais baixos, fica aqui entao a minha sugestão

Prece encerramento

EXTRAS 
Visão Espírita da Páscoa

2 comentários:

  1. Maravilhoso seu blog. Continue recebendo as bençãos de Jesus para este trabalho tão importante que é a evangelização dos nossos pequenos. Abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo lindo trabalho, amei muito.
    Que o bondoso Deus lhe ilumime cada vez mais.

    ResponderExcluir