25 de março de 2012

Trabalho


Trabalho
Prece Inicial

Iniciar contando a história

Certo dia, Alex acordou e foi lavar o rosto. Percebeu que não tinha água. Resolveu comprar um pão fresco para o café. Desceu do prédio onde morava e reparou que o porteiro não tinha vindo. Ao chegar à calçada do prédio onde morava notou que o lixo não havia sido recolhido.
Chegou na frente da padaria e reparou que estava fechada. Também o mercadinho ao lado estava com as portas fechadas.

Voltou pra casa, pois precisava se arrumar para o trabalho. Quando entrou em casa, reparou que tudo estava uma bagunça. Chamou por Diva, a secretária, mas logo descobriu que Diva não tinha vindo trabalhar.
Resolveu ir trabalhar. Seu trabalho era longe, caminhou até o ponto de ônibus que ficava a duas quadras. Notou que as lojas estavam fechadas. Quando chegou na parada, alguém lhe disse que hoje não passaria nenhum ônibus, pois a cidade toda estava em greve. Era uma greve geral.
Tentou tomar um táxi e comprar um comprimido para dor de cabeça na farmácia, mas nenhum táxi passou e a farmácia estava fechada. Teve que ir a pé ao trabalho.
Alex trabalha em uma fábrica que industrializa e embala leite. Quando chegou, Alex descobriu que nenhum de seus colegas havia ido trabalhar. Estava tudo fechado. Naquele dia, nenhum litro de leite foi embalado.
Voltou para casa a pé, e no caminho viu que o hospital estava fechado e havia uma longa fila de pessoas doentes esperando o hospital abrir.
Caminhou mais um pouco e reparou que as folhas das árvores faziam um tapete na calçada, tornando-a escorregadia. Também as ruas estavam cheias de folhas e de lixo.
Lembrou-se no caminho, que estava quase sem dinheiro e resolveu ir ao seu banco. Mas não conseguiu entrar porque os bancários estavam em greve também
Voltou para casa, tentou ver televisão, mas não tinha luz.


Que vocês acham que ele poderia fazer? (as crianças respondem).
Mas não foi isso que aconteceu.
O que aconteceu a seguir foi que ele ouviu um grande barulho: TRRRRRIIIIMMMM!! (levar um despertador)
Ele estava sonhando. Acordou.

Ele aprendeu uma grande lição. Qual foi? (as crianças respondem).
Cláudia Schmidt 


 Texto TRABALHO PDF
Trabalho

Todas as profissões são importantes e necessárias.

As profissões estão ligadas entre si, dependendo umas das outras (e se o médico tivesse que fazer o pão pra comer, costurar o próprio sapato, fazer seus móveis? Ele não teria tempo para estudar e atender seus pacientes).

Ninguém vive sozinho, uma pessoa precisa da outra, por isso vivemos em sociedade.

O Livro dos Espíritos, questão 675

675. Por trabalho só se devem entender as ocupações materiais?


Não; o Espírito trabalha, assim como o corpo. Toda ocupação útil é trabalho.

O que é ocupação? Atividade, tarefa que executamos.

O que é ocupação útil? Atividade que traz algum benefício para alguém ou tem uma finalidade proveitosa.
Exemplos de ocupações úteis: boa leitura, auxiliar alguém, estudar, realizar o evangelho no lar, assistir um bom filme.

Deus quer que trabalhemos? Sim, porque trabalho não é castigo, mas sim oportunidade de progresso, de evolução, e conseqüentemente busca da felicidade. É através do trabalho que acontece o progresso do ser humano, pois o trabalho visa conservar o corpo e desenvolver o pensamento; também através da convivência com outras pessoas há um crescimento pessoal e coletivo, pois uns aprendem com os outros.

Fonte: Site Seara do Mestre
Prece de encerramento

JOGO DAS PROFISSÕES - PDF

Recorte todas as profissões e coloque dentro de uma caixa com uma abertura para que o evangelizando possa colocar a mão e sortear uma. Sem mostrar a ninguém o Evangelizando pode fazer mímica da profissão, desenhar o local da profissão, dar dicas sobre a profissão.
Clique na imagem para ampliar e salvar.

ATIVIDADE
PROFISSÕES
ANTES SALVAR CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLICAR
































Nenhum comentário:

Postar um comentário