21 de junho de 2012

Egoísmo



Dinâmica Balões e Palitos

1 - Todos os evagelizandos deverão ficar em pé, formando um círculo.

2 - Distribuir a cada evangelizando um balão, um palito de dentes, uma bala e um pedaço de barbante.

3 - Solicitar que os encham os balões e que amarrem com o barbante. Em seguida, amarrar os balões no cós da calça, na parte de trás.

4 - O palito deve permanecer em uma das mãos e a bala na outra mão.

5 - O evangelizador deve dar a seguinte ordem:
   
“Vocês têm cinco minutos. Quem, após este tempo, continuar com o seu balão sem estourar, poderá comer a bala.”

 6 - O esperado é que o grupo saia estourando uns os balões dos outros. Porém, a ordem não foi essa, pois se todos permanecem em seus lugares, sem estourar os balões dos outros, todos poderiam comer as balas.

7 - Lembrar que em nenhum momento foi dito que deveriam estourar o balão dos outros.

 O que representa a bala?
O prêmio, a conquista de algo bom.  
E o que representa o palito?  
Nossas tendências, a violência, a disputa.
Costumamos agir movidos pelo egoísmo? Por quê?
Muitas vezes, ainda pensamos exclusivamente em nós, sem nos preocuparmos com o bem-estar alheio.


Dicionário: Egoísmo = Amor exclusivo a si próprio.

Questão 913 de O Livro dos Espíritos

913. Dentre os vícios, qual o que se pode considerar radical?
“Nós o dissemos muitas vezes: é o egoísmo: dele deriva todo mal. Estudai todos os vícios e vereis que no fundo de todos está o egoísmo.

orgulho: Conceito muito elevado que alguém faz de si mesmo

vaidade: Desejo imoderado e infundado de merecer a admiração dos outros.

inveja: Desgosto, ódio ou pesar por prosperidade ou alegria de outrem.

Inutilmente os combatereis e não conseguireis extirpá-los enquanto não houverdes atacado o mal em sua raiz, não houverdes destruído a causa. Que todos os vossos esforços, portanto, tendam para esse objetivo, porquanto aí é que está a verdadeira chaga da sociedade. Todo aquele que quer se aproximar, desde esta vida, da perfeição moral, deve extirpar de seu coração todo sentimento de egoísmo, porque o egoísmo é incompatível com a justiça, o amor e a caridade. Ele neutraliza todas as outras qualidades.

O Egoísmo é um dos maiores males da sociedade e que o mundo será melhor quando ele desaparecer dos corações humanos.


2. O que é egoísmo?

* É achar que tudo de bom tem que ser para nós, que os outros merecem menos, não pensar nos sentimentos e dificuldades das outras pessoas, ligar só para os próprios problemas, não se incomodar se precisar prejudicar alguém para conseguir alcançar seus objetivos.

2.1. Todos são egoístas na Terra?

* Quase todos, uns mais, outros menos. Há, encarnados, muito poucos espíritos realmente evoluídos que já deixaram de lado o egoísmo.

2.2. Quando somos egoístas?
* Algumas atitudes egoístas:
Comer mais do que sua parte justa de alguma comida que deveria ser dividida com alguém; não deixar que outras crianças brinquem com seus brinquedos; na escola, conversar o tempo todo, sem se importar com o fato de que outros querem ouvir a professora; sujar a casa e não limpar, deixando todo o trabalho para a mãe que, muitas vezes, já está muito cansada; não aceitar que os pais dêem atenção para um irmão mais novo, outra criança ou até mesmo um adulto; querer que a televisão, o rádio, o computador ou algo assim fique só para si; fazer uma bagunça com alguém e não se importar se só a outra pessoa levar a culpa...


3. Quais são as conseqüências do egoísmo?
* O egoísta tem menos amigos e pessoas que gostam dele;
* O egoísmo faz a pessoa ser menos feliz, porque a felicidade é igual o amor: quanto mais dividimos com os outros, mais temos; se não dividimos nossa felicidade, ela acaba murchando, como uma plantinha que não recebe água. Quem é egoísta atrapalha a felicidade dos outros, porque só pensa em si mesmo.
* A pessoa egoísta não se importa com a natureza, a limpeza da cidade, a desonestidade dos governantes, se estes estiverem favorecendo-a; acha que todos devem se preocupar com ela, mas não está nem aí para eles.

4. Por que o mundo tem tantos problemas?

* Porque há muitas pessoas egoístas no mundo que vemos tantas guerras, tantos roubos, assassinatos, vícios, muitas traições, famílias desfeitas ou que nem se formaram de verdade. É porque muita gente só se importa consigo ou no máximo com os da família. Na África, muita gente passa fome; enquanto isso, os Estados Unidos gastam bilhões de dólares para realizar uma guerra, com aprovação da maioria do seu povo. Muitas pessoas jogam fora alimentos e até outras coisas que poderiam servir para muita gente. Tem gente que gasta milhares de reais para ter um vestido ou uma jóia, enquanto perto delas há quem não tenha o básico.


5. Se quisermos um mundo melhor, precisamos que haja menos egoísmo. Assim, temos que começar fazendo nossa parte. De que forma combater o nosso egoísmo?
* Prestando atenção para percebermos quando estamos sendo egoístas e substituindo a atitude má por outra melhor.
* Acostumando-nos a pensar nas outras pessoas, no que elas sentem e desejam.
* Colocando em prática os ensinamentos de Jesus, que nos mostram que todos somos irmãos, que devemos nos amar, que é necessário fazer aos outros o que queríamos que nos fizessem e que a caridade, contrária ao egoísmo, deve ser praticada em todos os momentos. 


Prece Encerramento
Fontes:


ATIVIDADE 

4 comentários:

  1. Bom saber que a partir de imagens que temos (NEAJ-Núcleo Espírita de Educação e apoio a Juventude) compartilhado e usado em nossos trabalhos tb tem servido para que possam criar novas atividades. Afinal compartilhando somente ganhamos para melhorar nosso trabalho. Sempre buscamos ideias tb no blog de vcs. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Amei! Estou começando a evangelizar agora e foi uma bênção encontrar esta página! Muito obrigada por este trabalho! Deus ilumine a todos os trabalhadores!

    ResponderExcluir
  3. Ótima dinâmica e aula. Parabéns e obrigado :)

    ResponderExcluir